Tomo 1
~ Onde o mendigo e o peixe
encontram a garota na estrada
e contam-lhe a história da
"Cabrita Gorete e o filho do fazendeiro" ~
Já estavam andando há algumas horas, quando ele avistou uma moça sentada ao pé da estrada.
"Que acha que houve, peixe?"
"Como vou saber? Sou bidu por acaso?"
"Certo, certo... veremos."
E aproximando-se da moça disse-lhe:
"Bom dia flôr-de-prima!"
"Oh! Mas que susto! Perdoe-me meu bom senhor, poderia deixar-me sozinha por ora?"
"Mas o que houve para tão bela moça estar aos prantos, sentada na beira da estrada?"
"Nada, nada. Coisas da vida, como devem ser."
"Mas diga-me então, o que preocupa-lhe tanto."
"Não, meu senhor, por favor, vá e continue sua estrada."
Olhou para o peixe e começou:
"Não me parece bem, acho que sei do que está bela precisa."
"É, desta vez, hei de concordar com você. Sentemos e contemos uma história."
E voltando novamente seu olhar à moça, que agora parecia um pouco mais espantada, e menos tristonha:
"Pois bem, linda garota, sentar-me-ei ao seu lado, e uma história vou começar. A história da 'Cabrita Gorete e o filho do fazendeiro'. Depois você me conta a sua história."
to be continue...
por Monkey ~ 17:31