segunda-feira, maio 17, 2004

CMI Brasil - Semana de Luta Antimanicomial - Enlouqueci, e aí?

Semana de Luta Antimanicomial – Enlouqueci, e aí?
Por Alessandro Campos 16/05/2004 às 16:42


Acontece de 15 a 22 de maio a Semana de Luta Antimanicomial de São Paulo. Contando com diversos
eventos espalhados pela cidade, a semana trará conferências, vídeo-debates, apresentações artísticas etc. e um Grande Ato Público no dia 18 de Maio, dia nacional de luta antimanicomial, a partir das 11:00h no vão livre do MASP.


O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA) é um movimento social existente há 17 anos e disseminado por todos os estados do Brasil. Tem como metas o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento emocional de qualquer tipo.

"Enlouqueci! E aí?" é o tema escolhido pelo Fórum Paulista de Luta Antimanicomial, principal
organizador do evento, para apontar essa reflexão: o que fazer perante a 'loucura', ou melhor, às pessoas que vivem essa experiência? Quais as respostas da sociedade em tempos de falência do modelo manicomial e insuficiência dos atuais serviços?Além disso, aponta para a possibilidade de qualquer um de nós de "enlouquecer", e que fará a sociedade, ou nossa família, ou o sistema de saúde? Internar-nos? Por que não ser cuidado de forma alternativa? Por que não conviver com a loucura?

Nestes anos de luta foi possível constatar a viabilidade de nossa proposta, através de experiências
de tratamento substitutivas ao hospital psiquiátrico, com êxito e sem excluir o indivíduo da sociedade, do convívio familiar, do exercício de direito de sua cidadania. A partir da atuação do MNLA foi deflagrado em nosso país um processo de reforma psiquiátrica, da qual os tratamentos substitutivos são fruto, que se muitas conquistas teve, muito ainda tem a fazer pelas
pessoas que se deparam com a experiência do enlouquecimento. Ainda hoje há mais de 60.000 pessoas
encarceradas em hospícios no Brasil, em condição de descaso e abandono, trancadas mas não tratadas. Este grave desrespeito aos direitos humanos, como outros tantos em nosso país, passa longe da percepção do cidadão comum, pois que não é notícia, mas continua enchendo os bolsos dos empresários da loucura. A população em geral, incluindo-se aí as classes mais favorecidas, é carente de informação sobre como procurar ajuda em caso de uma crise emocional na família ou na comunidade, e a idéia da internação psiquiátrica ainda é a primeira que aparece como alternativa. Este é atualmente o desafio que nos colocamos: amplificar esta discussão para parcelas
mais amplas da sociedade, garantindo acesso à informação e assistência nas necessidades,
pressionando governo e iniciativa privada a investirem na transformação desse cenário vergonhoso.

Durante a Semana o público em geral poderá tomar contato com esses trabalhos substitutivos, que têm
como marca a criatividade , o diálogo com linguagens artísticas, a solidariedade e a promoção da inclusão e da cidadania.

POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS!!!

----
O site Midia Independente está atualmente como minha página inicial, eu recomendo, pois é um ótimo site de notícias que não saem normalmente na midia normal - daí o nome do site...
---
Ao som de: Animotion - Obssession
por Monkey ~ 15:22